Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Os irmãos Jordi Roca, Joan Roca e Joseph Roca antes da premiação da revista Restaurant
Os irmãos Jordi Roca, Joan Roca e Joseph Roca antes da premiação da revista Restaurant| Foto: EFE

Na segunda, 13 de junho, Nova York sedia pela primeira vez o prêmio mais importante para a alta cozinha: o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo eleitos pela publicação britânica Restaurant. A cerimômia começa às 20h de Nova York (21h no horário de Brasília) e reúne chefs do mundo. Desde 2002, quando foi a primeira edição do prêmio, a cerimônia foi feita em Londres. A mudança de local neste ano é uma estratégia tornar o evento mais global e a marca pretende mudar de cidade a cada dois ou três anos, bem como os locais em que são celebradas as premiações dos 50 melhores restaurantes da Ásia e da América Latina.

Os irmãos Jordi Roca, Joan Roca e Joseph Roca antes da premiação da revista Restaurant. Foto: Efe
Os irmãos Jordi Roca, Joan Roca e Joseph Roca antes da premiação da revista Restaurant. Foto: Efe| onEdition

A posição de cada restaurante só é conhecida durante a premiação, que terá transmissão ao vivo no site oficial. Na terça-feira (7), a publicação divulgou o ranking do 51º ao 100º, em que estão dois restaurantes brasileiros: o paulistano Maní (51º), dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que caiu dez posições em relação a 2015, e o estreante Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, que fica no Rio de Janeiro (64º).

>>> Relembre a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina 2015

>>> Relembre o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2015

Com a queda do Maní, a 14ª edição do prêmio deverá contar com apenas um brasileiro no ranking dos 50 melhores: o D.O.M., do paulistano Alex Atala. De 2014 para 2015 o restaurante caiu duas posições, do sétimo para o nono lugar, enquanto o Maní havia passado do 36º para o 41º em 2015 e neste ano, para o 51º.

Esq. Helena Rizzo e Daniel redondo, do Maní, e Rafael Costa e Silva, do Lasai. Foto: Divulgação.
Esq. Helena Rizzo e Daniel redondo, do Maní, e Rafael Costa e Silva, do Lasai. Foto: Divulgação.

O primeiro lugar do The World’s 50 Best 2015 é dos irmão Roca do restaurante El Celler de Can Roca (Espanha), seguidos por Massimo Bottura da Osteria Francescana (Itália) e René Redzepi do Noma (Dinamarca). O chef dinamarquês tem planos de transformar o restaurante em uma “fazenda urbana” para 2017.

Durante o primeiro semestre, a Restaurant divulga alguns dos homenageados na cerimônia do ano. Para 2016, o chef homenageado pelo “conjunto da obra” é o francês Alain Passard, que atualmente está em 12º com o restaurante L’Apèrge, em Paris. A chef francesa radicada nos EUA Dominique Crenn, do Atelier Crenn em São Francisco, foi eleita a melhor chef mulher do mundo e Den, restaurante do chef Zaiyu Hasegaw, em Tóquio, foi considerado pelos jurados o estabelecimento com maior potencial de subir na lista da Restaurant nos próximos anos.

O Den aparece pela primeira vez na lista dos 50 melhores da Ásia em 37º lugar e na 77ª posição do ranking mundial em 2016. Os prêmios de melhor chef pâtissier e escolha dos chefs será divulgado apenas no dia. Também são destacados os novos chefs e restaurantes e as estreias. No dia 23 de setembro será conhecido o ranking dos 50 melhores restaurantes na América Latina. A cerimônia será na Cidade do México.

O chef Enrique Olvera do Pujol. Foto: Daniel Daza/Netflix
O chef Enrique Olvera do Pujol. Foto: Daniel Daza/Netflix

Com a estreia recente da segunda temporada de Chef’s Table, série de documentários sobre chefs famosos produzida pela Netflix, alguns nomes do 50 Best Restaurants estão no radar de quem passou a acompanhar gastronomia recentemente. Um deles é o Grant Achatz, do restaurante Alinea em Chicago (EUA, 26ª posição segundo a Restaurant 2015) e Enrique Olvera, do Pujol em Ciudad de México (México, 16ª posição). Alex Atala ocupa o 9º lugar da lista de 2015, depois de já ter integrado o pódio dos cinco melhores restaurantes do mundo em rankings anteriores.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]